sexta-feira, 4 de abril de 2014

CONCURSO DA SEDUC Aprovados começam a trabalhar até 14 de julho Seduc divulga nomes dos aprovados em concurso. Apeoc quer, também, chamamento dos classificáveis

seduc
A convocação dos aprovados visa diminuir o número de professores temporários, selecionados quando um docente do quadro se afasta
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Até o início das aulas do segundo semestre, previsto para 14 de julho, em função dos jogos da Copa do Mundo em Fortaleza, a Secretaria da Educação (Seduc) irá chamar para o trabalho os primeiros 3 mil professores aprovados em concurso público iniciado no começo do ano passado. Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário executivo da Pasta, Idilvan Alencar, explicou que os aprovados chegam a 4.046, mas o compromisso do governo é "preencher as vagasexistentes". Anunciou, ainda, benefícios para os docentes.
As 3 mil vagas serão preenchidas em disciplinas de arte-educação, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e libras. Os nomes dos aprovados encontram-se no site da Seduc e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos(Cespe) - órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília (UnB) -, responsável pela realização do concurso.
A coletiva foi concedida no prédio da Seduc e com a participação, também, de dirigentes do Sindicato Apeoc, uma vez que o governo tem debatido com a entidade medidas relativas à valorização do magistério, explicou o secretário executivo. Já o vice-presidente do sindicato, Reginaldo Pinheiro, enfatizou que a Apeoc lutará para que todos os aprovados sejam chamados.
Segundo ele, no processo de negociação com a Seduc, a Apeoc conseguiu a promessa de que serão homologadas as listas dos classificados (os 3 mil primeiros colocados) e dos classificáveis (1.046). "Entendemos que a homologação representa o reconhecimento da aprovação de todo esse pessoal", ressaltou, explicando que a medida iria contribuir, ainda mais, para reduzir a carência de professores na rede oficial.
Temporário
Conforme relatório de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), o Ceará tem o maior percentual de professores temporários (59,9%) no Nordeste, sendo o quarto colocado no País. Idilvan Alencar ressaltou que a convocação dos aprovados no concurso visa sanar o problema. Contudo, explicou que a Seduc faz seleção para os temporários em virtude de ausências que surgem quando um docente do quadro se afasta por questões de saúde ou para fazer um curso, entre outros motivos.
O secretário executivo anunciou, ainda, a atualização da Parcela Variável de Redistribuição (PVR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Segundo ele, a PVR (melhoria remuneratória para os professores ativos estaduais, bem como para professores contratados por tempo determinado, com foco principal no início de carreira), estaria encerrada no fim de 2014, mas por Projeto de Lei do governo, será prorrogado para até 2020. O percentual do Fundeb utilizado até dezembro de 2020 será de 80%.
Idilvan Alencar citou, ainda, a mensagem de Lei 7.994, na Assembleia Legislativa, de aprovação para a incorporação da gratificação extraclasse de professores em condição de "aposentados". A Lei Estadual regulamentando o 1/3 de hora atividade para professores efetivos e temporários foi também enfocada.
Mais informações
Os interessados podem consultar a lista de aprovados no concurso no site da Secretaria da Educação do Estado (Seduc)
Http://portal.Seduc.Ce.Gov.Br/
Fonte: D/N

Nenhum comentário:

Postar um comentário