segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PROJETO VIDA NO TRÂNSITO - Professores são qualificados para levar nova cultura

Objetivo é desenvolver trabalhos pedagógicos para estudantes da Capital sobre o trânsito e seus problemas
Um dos maiores problemas de quem enfrenta o trânsito nos centros urbanos brasileiros é o estresse. Os engarrafamentos, as imprudências e o mau comportamento de quem trafega pelas ruas das cidades podem tirar a concentração dos condutores de caminhões, automóveis, motos e bicicletas, e também de pedestres, causando acidentes que poderiam ser evitados.

Iniciativa visa mudar a mentalidade dos motoristas, levando mais tolerância e prudência ao trânsito, evitando, assim, que acidentes aconteçam. Atividades devem ser aplicadas no cotidiano escolar Foto: José Leomar

Pensando nestes problemas e visando engajar a população em uma campanha social para estimular a consciência e o bom convívio no trânsito, o Sistema Verdes Mares, em parceria com a Autarquia Municipal de Transito e Serviços Públicos (AMC) lançou, em agosto, a campanha "Trânsito Gentil - Fortaleza rima com Gentileza".

Uma das ações desenvolvidas no Estado que buscam resultados a médio e longo prazo é o Projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde. Desde maio de 2012, professores de escolas da rede estadual, localizadas na Capital, estão passando por uma formação, a fim de levar para as escolas uma nova cultura de trânsito para os estudantes.

De acordo com o técnico em educação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Paulo Venício Braga de Paula, a ideia é incorporar, na vida da escola, o trânsito. "Isso como algo permanente na vida do indivíduo, para o qual é preciso um pouco mais de tolerância e respeito para que se tenha um bom convívio e, assim, consigamos reduzir as taxas de mortalidade".

Ao todo, 170 professores, divididos em quatro turmas, estão passando por esta capacitação. Segundo Paulo, o objetivo é que estes professores passem a pensar atividades pedagógicas e as aplique dentro do cotidiano escolar. "E assim mobilize tanto a escola quanto a comunidade. A curto prazo, nós queremos conscientizar estes alunos em relação ao trânsito e seus problemas, assim como sensibilizar a escola para que esta possa atuar não só dentro como fora dela".

Já a médio e longo prazos, ele fala da mudança de mentalidade e consequentemente ter pessoas mais tolerantes e condutas positivas no trânsito. "Hoje, são poucas as pessoas capazes de agir com gentileza, e isso traz sérias consequências para o dia a dia no trânsito".

Ação

O Projeto Vida no Trânsito é uma ação interministerial desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social.

O principal objetivo do projeto é reduzir lesões e óbitos no trânsito em municípios selecionados por uma comissão interministerial. No Brasil, as primeiras cidades escolhidas foram Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

O Projeto Vida no Trânsito teve origem com a escolha do Brasil para integrar uma ação global chamada Road Safety in 10 Countries (RS 10), coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Opas, e financiada pela Bloomberg Philanthropies. Os objetivos são estimular, nos países financiados, ações de prevenção a lesões e mortes no trânsito e aumentar a capacidade de avaliar os projetos.

Além do Brasil, a OMS e a Bloomberg Philanthropies selecionaram outros nove países para implantar projetos de segurança no trânsito: Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã. Esses locais foram escolhidos em função da alta taxa de mortalidade causada pelo trânsito, pois, juntos, respondem pela metade das mortes no trânsito em todo o mundo.

Frota
A frota no Estado aumenta a cada ano. De acordo com estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), desde 2010, houve um crescimento de 33,4%. Passou de 1,7 milhão para 2,2 milhões até agosto de 2013. Tantos automóveis, ônibus e motos circulando por vias urbanas e estradas do Ceará exigem colaboração dos condutores e pedestres. 


Fonte: D/N Última hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário