terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dados de milhões de clientes do Bradesco e Banco do Brasil são expostos na internet

Falhas foram descobertas por um analista de sistema, que entrou em contato com as instituições, mas foi ignorado

Uma falha nos sistemas do Banco do Brasil e Bradesco expôs informações de milhões de clientes na internet. Os dados puderam ser acessados inclusive pelo Google, de acordo com informação divulgada pelo jornal Folha de São Paulo nesta segunda-feira (26).
Seção do site do do Banco do Brasil ficava exposto para qualquer pessoa que tivesse acesso FOTO: Alcides Freire/Arquivo/16.09.2012
O analista de sistemas Carlos Eduardo Santiago, 21, descobriu que as brechas do Bradesco surgiam após clientes gerarem boletosonline. Dados eram expostos como nome, endereço, CPF, agência e número da conta, além do valor e do estabelecimento do pagamento citado.
Em relação ao Banco do Brasil, qualquer pessoas que tivesse acesso à seção de seguros residenciais da agência virtual teve acesso, até a última quinta (22), aos dados de outros segurados. CPF, nome, endereço, telefone, e-mail, agência e número da conta podiam ser visualizados com a alteração de um código. De acordo com Santiago, a modificação não exigia conhecimentos avançados e podia ser feita de qualquer navegador moderno.
O jovem detectou a falha no BB há cerca de um ano. Ele entrou em contato com a instituição, porém, nada foi alterado. De acordo com a estimativa do analista, 1,85 milhão de clientes tiveram as informações expostas.
Banco do Brasil corrige falha; Bradesco nega
O Bradesco informou que a exposição de dados não está relacionada ao site da instituição, apenas às URLs. "Todas as transações realizadas em seu site são criptografadas e armazenadas em ambiente seguro do Banco. Trata-se de uma característica do meio de pagamento eletrônico, que não representa falha e nem vulnerabilidade. O ambiente de URL é seguro, pois não permite alteração do seu conteúdo”, defendeu-se.
Já o Banco do Brasil assumiu a brecha no sistema e disse que "corrigiu imediatamente a falha pontual". O BB declarou ainda que o problema decorreu de atualizações no site. "A falha é restrita às consultas de propostas de Seguro Residencial. O problema não teve associação com qualquer tipo de transação financeira. Portanto, não trouxe riscos para clientes". 

Fonte: D/N Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário