terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações movimentam mais de 200 mil pessoas

De norte a sul do país ocorreram protestos. Em Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Porto Alegre entre outras capitais foram palcos de protestos

 Manifestação em Brasília.
 (Foto: Internet.)
Nesta segunda-feira, dia 17, manifestações ocorreram em diferentes capitais do país.
Os protestos que se iniciaram com palavras de ordem contra o aumento nos transportes tomaram proporção gigantesca e já são consideradas maiores do que as mobilizações pelo fora Collor no começo dos anos 90 e pelas Diretas Já na década de 80.
Em todo o país, mais de 200 mil pessoas estiveram nas ruas. Ocorreram manifestações em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Belém do Pará.
As manifestações ocorreram onde não teve reajuste recente da tarifa, como no Distrito Federal. Em Porto Alegre e Rio de Janeiro foi onde os protestos foram mais radicalizados.
Enquanto em São Paulo a manifestação quase terminou sem violência policial, no Rio de Janeiro a polícia foi flagrada dando tidos de fuzil e portando pistolas. Em Belo Horizonte o protesto ocorreu na região do estádio do Mineirão.
Em São Paulo o protesto percorreu diferentes avenidas, um grupo acabou se dirigindo à Av. Paulista e outro para frente do Palácio dos Bandeirantes. Nesses dois locais houve repressão policial.
Manifestantes ocupam Assembleia legislativa do Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro milhares de pessoas percorram as ruas da cidade o ato foi encerrado na Cinelândia e durou mais de 5 horas.
Na região da Assembleia Legislativa a polícia iniciou a repressão. Os manifestantes incendiaram ônibus e carros. Partiram para cima da Alerj. Policiais e seguranças se trancaram dentro do prédio. Até mesmo dentro da Assembleia Legislativa pegou fogo.
A tropa de choque chegou e abriu fogo. Policiais nas ruas próximas deram tiros de fuzil para o alto.
Policiais à paisana portavam armas de fogo e foram flagrados atirando contra policiais. Cápsulas de balas foram encontradas nas redondezas pelos manifestantes.
10 pessoas foram presas. E pelo menos 27 ficaram feridas. Sete podem ter sido atingidos por arma de fogo. Os manifestantes foram retirados e a Tropa de Choque vai permaneceu no local durante toda a noite.
Protesto em Brasília diante do Congresso Nacional
Em Brasília, a Polícia Militar indica que 10 mil pessoas participaram da manifestação.
A manifestação desta segunda-feira foi a terceira desde sexta-feira, dia 14. Na sexta-feira, o protesto foi contra as obras e investimentos públicos para a realização dos granes eventos esportivos no Brasil. Pelo menos cinco pessoas foram presas, os primeiros presos políticos em ocasião diretamente ligada à Copa.
No sábado, dia da estreia da Copa das Confederações também teve protesto. Pessoas se aproximaram do Estádio Nacional Mané Garrincha, reconstruído com dinheiro público. 19 pessoas foram presas.
Na segunda-feira, o protesto seguiu pela Esplanada dos Ministérios, furou o bloqueio da polícia e a contenção de parte do próprio movimento, subindo a rampa e ocupando a parte superior, o teto onde estão as cúpulas do Senado e da Câmara dos Deputados. Setores que se reivindicam como “organizadores” criticaram as ações, sob pressão da imprensa burguesa e da polícia. Depoimento de diversos participantes vão justamente no sentido contrário: “Estamos apenas lembrando que esta é a casa do povo”, diziam
Porto Alegre já reduziu passagem, mas protestos continuam
Em Porto Alegre também teve ônibus incendiado e repressão policial. Como ocorreu em São Paulo na última semana e no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, em Porto Alegre, a repressão policial aumentou a revolta do protesto que terminou com ônibus queimado e prisão de 43 pessoas, segundo a Brigada Militar.
Porto Alegre foi uma das primeiras cidades a protestar contra o reajuste nas tarifas e conseguiu reverter o aumento. Mas isso não acabou com a revolta popular e a manifestação desta segunda-feira, reuniu cerca de 10 mil pessoas. Novo Hamburgo na região de metropolitana de Porto alegre reuniu cerca de três mil pessoas segundo a Brigada Militar.
Manifestações em mais seis capitais
Curitiba, Belo Horizonte, Maceió, Belém, Vitória, Salvador, Recife também tiveram protestos.
es do governo foram alvos de protesto no Paraná e São Paulo. Em Minas Gerais os protestos foram em torno do estádio do Mineirão.
Em Maceió um estudante de 16 anos foi atingido por arma de fogo. Polícia Militar estima mais de duas mil pessoas. O tiro que atingiu o estudante não teria sido dado pela polícia, mas o disparo foi de um motorista que furou o bloqueio dos manifestantes. Lá a passagem pode ter reajuste de 2,30 para 2,85.
Em Belo Horizonte os protestos foram na região do estádio do Mineirão, onde foi realizado um jogo pela Copa das Confederações. A polícia reprimiu a manifestação e mais uma vez a imprensa capitalista foi alvo. Um repórter da ESPN, Igor Resende, “a situação parecia tranquila, mas quando os manifestantes fecharam a rua a polícia começou a tirar as grades da rua... eu vi um policial prendendo e agredindo um manifestante e uma bomba foi atirada contra mim, enquanto fala no telefone com a produção”.
E Fortaleza o protesto percorreu as ruas do Centro da cidade e terminou em frente ao hotel onde a seleção brasileira de futebol está reunida para o jogo da Copa das Confederações que ocorrem na próxima quarta-feira, dia 19.
Vitória e Salvador as manifestações tinham cerca de quatro mil pessoas. No Espírito Santo o protesto aconteceu em frente à casa do governador do estado. Segundo a polícia mais de cinco mil pessoas participaram do protesto que acabou na base do gás lacrimogêneo.
Em Belém do Pará e Salvador as manifestações também tiveram cerca de 10 mil pessoas. No Pará o protesto foi também contra as obras da Usina Belo Monte e repressão contra os indígenas.

Fonte: http://www.pco.org.br/nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário