quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dilma sanciona Universidade do Cariri e mais 3 instituições federais no Norte e Nordeste

6.490 estudantes serão atendidos pela UFCA

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a universidades federais do Cariri (UFCA) às 15h desta quarta-feira (5). Junto com a instuição cearense, foram sancionadas as leis para criação das universidades federais do Sul Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba).
Universidade Federal do Cariri será implantada a partir do desmembramento de campi da UFC. Foto: Agência Brasil
A Universidade Federal do Cariri será implantada a partir do desmembramento dos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a criação dos campi de Icó e Brejo Santo. Serão criados 27 cursos de graduação, para atender a 6.490 estudantes. Serão contratados 197 professores e 530 técnicos administrativos.
A criação das universidades faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Entre 2003 e 2010, o Reuni foi responsável pela criação de 14 novas universidades federais e 126 novos campi ou unidades acadêmicas, chegando agora a 63 universidades e 321 campi em todo o país.
Universidades da Bahia e Pará criarão mais de 20 mil novas vagas para estudantes
Já a Universidade Federal do Sul Sudeste do Pará começará a partir do desmembramento do campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA), acrescido de novos campi em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguará. Ofertará 12.830 vagas em 47 cursos de graduação e serão contratados 506 professores e 595 técnicos administrativos.
Na Bahia, o município de Itabuna sediará a Universidade Federal do Sul do Bahia, instituição também multicampi, com unidades também em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, beneficiando a população da Microrregião de Ilhéus e entorno. Contará com 36 cursos de graduação, para os quais serão contratados 617 professores, além de 859 técnicos administrativos.
No mesmo estado, a sede da Universidade Federal do Oeste da Bahia será em Barreiras, com unidades em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. Funcionará com 35 cursos de graduação, para os quais serão ofertadas 7.930 vagas. Serão contratados 357 professores e 408 servidores administrativos.
Fonte: Diário do Nordeste/Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário