sábado, 6 de abril de 2013

Procuradoria da República pede que Polícia Federal investigue participação de Lula no esquema do mensalão


Procuradoria da República pede que Polícia Federal investigue participação de Lula no esquema do mensalãoA Procuradoria da República (PR) noDistrito Federal pediu durante esta sexta-feira (5) que a Policia Federal abrisse um inquérito para que fossem investigadas as acusações que o operador Marcos Valério de Souza do esquema mensalão, fez contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também contra o ex-ministro Antonio Palocci, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).
A PF vai ter um trâmite burocrático para que abra oficialmente o inquérito, que tem incluída uma análise para a competência desta investigação e quais os crimes que vão ser investigados. A polícia, porém, não conta com a atribuição de que este caso sem que ele seja investigado.
Em um depoimento no mês de setembro do ano passado, durante o julgamento do esquema do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Marcos Valério havia afirmado que Lula havia negociado junto a Miguel Horta, que era presidente da Portugal Telecom, para que US$ 7 milhões fossem repassados ao PT.
Conforme pessoas que tiveram acesso para o depoimento, que está em sigilo, Valério disse que que o ex-presidente, juntamente a Palocci, estiveram reunidos com Horta no Palácio do Planalto e chegaram a combinar que uma fornecedora da Portugal Telecom na região de Macau, na China, iria fazer a transferência do valor que tinha sido combinado para o Partido dos Trabalhadores. Palocci negou sempre que esta reunião tenha de fato acontecido.
Este dinheiro teria sido utilizado para campanhas do PT, contou Valério. Horta também vai ser investigado após o inquérito ser aberto. Neste pedido, a Procuradoria pediu que sejam realizadas diligências para que possa ser averiguado informações como a data que este encontro ocorreu entre outros.
No mês de março, a Procuradoria da República no Distrito Federal fez a análise do depoimento de Valério e achou oito fatos distintos que não tem ligação entre eles. E tomou as medidas de abrir seis procedimentos criminais na decorrência das acusações que ele tinha realizado e fez o anexo de outras duas com inquéritos que já tinham sido abertos na Polícia Federal. Estes seis procedimentos ocorrem de maneira preliminares e podem ou não se tornar inquéritos. O primeiro pedido para a abertura da investigação foi realizado nesta sexta-feira (5).
Condenado a cumprir 40 anos de prisão por causa do julgamento do mensalão, Marcos Valério realizou outras acusações em seu depoimento, como a que o ex-presidente Lula sabia desse esquema e teve benefícios com os recursos dele. Lula negou sempre este fato. Um segundo procedimento preliminar teve seu envio pela Procuradoria da República no DF para a Procuradoria Regional da República da 1º Região. Por ser um crime eleitoral, o procurador José Robalinho Cavalcanti não foi quem ficou com este caso.
A parte da denúncia feita por Valério é sobre o suposto caixa dois na campanha de Lula para o Planalto no ano de 2002. Esta denúncia vai ser analisada agora pelo procurador eleitoral Renato Brill de Góes, que tem responsabilidade por esses casos no Ministério Público Federal (MPF). Com relação a este fato, Lula não deve ser investigado se o procurador também fizer um requerimento junto a PF para que investigação seja aberta. Mesmo que envolva a campanha que o levou a presidência, pois ele não foi citado de maneira direta por Valério neste episódio.
Este depoimento foi realizado para as procuradoras Raquel Branquinho e Cláudia Sampaio, esta é a esposa do procurador-geral, Roberto Gurgel. No mês de janeiro, Gurgel fez a avaliação de que estes depoimentos contam com elementos novos, porém não nada bombástico.
Fonte: Google Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário