segunda-feira, 18 de março de 2013

História de Campanário


                                     Origem da palavra “Campanário”
Segundo a memória de Benedito Ramos a troca do nome de Alto do Jaraguassuí para Campanário, deu-se por intermédio de uma promessa feita pela a esposa de José Marques Vieira (conhecido como José Ramos).
Já a memória de Eliza Florêncio Chaves (conhecida Nêga do Lili), que a Origem do nome foi dado em homenagem a uma Música feita por um namorado que perdeu sua noiva em um acidente na localidade de Saco, nas terras de Quincas Tomáz, eles vinham da Festa de Parazinho quando o carro virou atingindo fatalmente a sua namorada. Amargurado com a perda de sua amada, descreveu em pequenos versos o lugar onde ocorreu o inesperado acontecimento.
Pequeno trecho da Música – Alto Campanário
No Alto do Campanário
Uma cruz simboliza o passado
De um amor que já morreu
Com o coração amargurado
Numa tarde suave e serena...

Origem do Lugar

Na década de 1920, habitavam na localidade “Alto do Jaraguassuí”, então município de Granja, uma família Rodrigues. Agostinho Rodrigues de Sousa e Francisco Rodrigues de Sousa. 
Na propriedade de Agostinho Rodrigues, hoje encontra- se localizada a instalações da Creche Antonia de Almeida Batista.
Chico Rodrigues como era conhecido, possuía 03 glebas de terras, a primeira tinha um casebre que hoje é a casa de Maria Dolores Frota Veras esposa do Senhor José Frota.
Na década de 1930, Chico Rodrigues vendeu 02 glebas de terras para o Senhor José Marques Vieira e a outra vendeu para Tomáz Demétrio, sendo esta localizada entre as duas vendidas a José Marques Vieira, conhecido como José Ramos. Em 1935 José Ramos vendeu suas duas propriedades para seu irmão, Francisco Marques Vieira, o mesmo era dono das propriedades Campanário e Lagoa do Mato, onde hoje localiza-se a Escola Raimundo Fernandes Moreira Chaves,e as casas populares.
A outra gleba vendida a Tomaz Demetrio, seu filho João Batista Fontenele, no ano de 1936 construiu uma casa que atualmente se localiza na Rua João Batista de Fontenele, de propriedade do Senhor Sebastião Mundoca.

João Fontenele abriu um grande estabelecimento comercial, e logo resolveu construir uma capela e deu inicio aos trabalhos, chamou o Pe.Manoel Vitorino de Oliveira,

vigário da Paróquia de Granja, para celebrar a primeira missa em Campanário, e esta missa foi celebrada na residência de João Fontenele, que hoje é a casa de Sebastião Mundoca, no dia 29 de julho de 1939 foi dado inicio a construção da capela .

Quando as paredes estavam na altura de um metro, João Fontenele abriu falência de seu comércio, ficando sem condições financeiras de continuar os trabalhos da capela, então repassou a continuação da construção para Chico Ramos 
, que eram vizinhos, sendo dada continuidade a obra, as missas ficaram sendo celebrados todos os meses na residência de Chico Ramos. A construção foi concluída em 1940, com a inauguração e a escolha do padroeiro da nova Capela de Campanário, que foi São Sebastião.

Depois da conclusão da Capela de Chico Ramos, João Fontenele e Tomáz Demetrio doaram um quadro de terras par São Sebastião, abrangendo as propriedades dos três, que tinha o seguinte tamanho: 100 m² de braças de terras.
Com as novas terras postas a venda, foram aparecendo outros moradores, novas casas foram construídas e o povoado foi crescendo. Com a emancipação política do município de Uruoca em 1957, Campanário ficou pertencendo ao novo município, em 1962 foi elevado a categoria de Distrito de Uruoca. A partir de então, esse Distrito não para de crescer, tanto populacional como expansão territorial.

Fonte: Campanário

Nenhum comentário:

Postar um comentário