terça-feira, 26 de março de 2013

Dilma liga royalties para educação à valorização do professor
Ao lado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Dilma entregou ônibus escolares nesta segunda
Ao lado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Dilma entregou ônibus escolares nesta segunda
Em visita a Pernambuco nesta segunda-feira (25), a presidente Dilma Rousseff voltou a defender a destinação de 100% dos royalties da exploração do petróleo para a educação. Durante cerimônia de entrega de 50 ônibus do Programa Caminho da Escola a prefeitos pernambucanos, em Serra Talhada, Dilma disse que esses recursos são necessários para a valorização do professor da rede pública.
"Nenhum governador, nenhum prefeito têm dinheiro suficiente para pagar professor no Brasil", disse a presidente. "Por isso mandamos uma medida provisória para o Congresso, determinando que todos os royalties sejam destinados a educação. O dinheiro sai de onde tem dinheiro. Ou seja, os recursos originários da exploração do petróleo", afirmou em discurso.
Até dezembro do ano passado, cinco Estados - Amapá, Amazonas, Paraíba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - ainda não pagavam o piso nacional do magistério, definido para este ano em R$ 1.567. Eles alegam falta de recursos orçamentários.
Atualmente tramita no Congresso a medida provisória 591/2012, que trata da distribuição dos royalties e cujos vetos presidenciais foram derrubados pelo Congresso em uma votação polêmica. O texto segue em análise por uma comissão especial que deverá dar nova redação antes que a MP seja convertida em lei.
Para Dilma, o desenvolvimento do país está ligado ao investimento em educação e é necessário transformar uma riqueza não-renovável como o petróleo em recursos para as futuras gerações. "Nosso pais só vai para frente se investirmos significativamente na educação. Queremos que  nossos filhos sejam melhores que a gente", disse a presidenta.
Segundo a presidente, os recursos devem ser destinados para a construção de unidades de ensino, valorização dos professores, aumento da qualidade da educação e para a escola em tempo integral. "Não é só construir escola, isso é uma parte, mas é também valorizar aqueles que educam nossos filhos e netos. Nenhum país se transformou sem escola em tempo integral", disse Dilma, reconhecendo que os recursos atualmente destinados à educação não são suficientes.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/03/25/dilma-liga-aprovacao-de-royalties-para-educacao-a-valorizacao-do-professor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário