quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CONSUMISMO 85% compram só por impulso

Pesquisa do SPC-Brasil revela que sentimentos negativos são os principais motivos às compras por impulso
São Paulo
 O hábito de comprar por impulso é um ato que envolve 85% dos brasileiros. É o que aponta um estudo divulgado ontem, dia 27, pelo Serviço de Proteção ao Crédito- SPC Brasil. Pela a pesquisa que consultou 646 consumidores, ansiedade e insatisfação com a aparência estão entre as principais causas que levam os brasileiros ao consumismo sem planejamento. A análise também mostrou que quatro em cada dez entrevistados (43%) relacionam as compras por impulso a momentos de ansiedade, tristeza ou angústia.

Busca pelo prazer imediato ou para exibir um estilo de vida que não condiz com a própria realidade também são motivos para o consumismo FOTO: RODRIGO CARVALHO


Entre as pessoas que mais fazem compras movidas por impulsos emocionais, a ansiedade causada por um evento que se aproxima, como festas ou viagens, é o principal motivo entre consumidores de classes A e B. Por outro lado, a baixa autoestima é a razão predominante entre consumidores das classes C e D.

"Na busca pelo prazer imediato ou para exibir um estilo de vida que não condiz com a própria renda, o comprador se alivia momentaneamente, sem se importar com o futuro do próprio bolso", comenta a economista do Serviço de Proteção ao Crédito, Ana Paula Bastos.

Também foi indicado que cerca de 85% dos entrevistados pedem descontos quando fazem compras à vista. Todavia, 37% dos consumidores ouvidos afirmaram analisar se o valor mensal da parcela caberia no próprio bolso e não levam em consideração a taxa de juros embutida no financiamento.

"Esse comportamento é ainda mais marcante nas classes C e D (42% contra 30% nas A e B), porque são consumidores que estão aprendendo a lidar com o crédito e que têm costume de fazer compras parceladas", diz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário